Atividade Física

Atividade Física

Consultoria em analise e prescrição de exercícios

O objetivo da consultoria é analisar, prescrever e monitorar toda a rotina de atividades físicas dos pacientes, através dos melhores e mais atuais instrumentos tecnológicos disponíveis no mercado.  Abaixo descrevo alguns dos procedimentos realizados:

Teste cardiometabólico – Tem como objetivo, identificar de forma precisa, o comportamento das variáveis metabólicas e cardiovasculares, para assim prescrever de forma assertiva, a intensidade do exercício que mais se adéqua ao objetivo do paciente.

Análise postural por bioestereometria – Utilizando software, um posturógrafo, e uma câmera fotográfica, essa análise tem como objetivo, identificar desvios posturais que devem ser levados em conta na hora da prescrição, e também servir de referência para comparar o quadro evolutivo do paciente.

Goniometria – Equipamento utilizado para avaliar os níveis de flexibilidade. Aplicado diretamente nas articulações, permite a análise de diversos seguimentos corporais.

Anamnese de saúde – Esse questionário tem como objetivo, entender o perfil de saúde do paciente.

Plataforma para analise de potencia muscular – Sistema de sensores acoplados a uma plataforma, que ao gerar pressão sobre os mesmos inferiores através de um salto, são identificados os níveis de força desenvolvida. Dados como altura, peso e idade também são analisados e comparados, e então é possível medir a potencia muscular e os desequilíbrios de força unilateral.

Composição corporal por bioimpedância – Balança que identifica de forma detalhada toda a composição corporal do indivíduo (Massa magra, gorduras, fluidos, etc).

Lactacidemia – Sistema que identifica os níveis de lactato sanguíneo através de coleta de micro-litros de sangue, durante o teste de esforço. Assim é possível identificar de forma precisa, qual a zona de treinamento que o atleta deve estar durante sua prova, ou mesmo em período de preparação.

Sistema de monitoramento remoto de atividades físicas e sono – Esse sistema tem como objetivo, acessar os dados do paciente de forma remota, através de uma simples pulseira acoplada de um acelerômetro com interatividade bluetooth. Gerando assim maior engajamento por parte dos pacientes aos programas de exercícios.

Personal trainer em casa – Esse serviço visa atender os pacientes que precisam de atendimento personalizado. Disponível para atendimento em qualquer local do RJ, por profissionais capacitados e que já dispõem de todo aparato de materiais e equipamentos portáteis para pratica de exercícios.

Densitometria de corpo inteiro

Avaliação Cardio-ventilatória

Considerando a avaliação cardiovascular e teste ergoespirométrico, é calculada a faixa aeróbica de execução do exercício, e o paciente também é orientado sobre monitoração de frequência cardíaca e gasto calórico durante as atividades.

Quando o exercício tem o emagrecimento como foco, o programa prioriza a variação de intensidade¹ dos exercícios, o que gera maior consumo energético e aumenta a demanda de consumo de oxigênio pós-treino.

¹De acordo com American College of Sports Medicine (ACSM) 2009.

Atividade física domiciliar

Atividade física domiciliar

A proposta neste tipo de programa é incluir a atividade física na rotina diária. Por isso, é utilizado um método de orientação aeróbica, com exercícios funcionais e técnicas de alongamentos, que podem ser feitos em casa em 30, 40, ou 60 minutos. Este planejamento considera as necessidades de cada paciente e busca atingir objetivos precisos dentro de um prazo determinado.