Clínica Médica

Clínica Médica

A maior parte das doenças crônicas e seus fatores de risco são assintomáticos. Ou seja, não causam nenhum tipo de desconforto. Em alguns casos, somente através de exame clínico e laboratorial, é possível detectar certas patologias e intervir antes que ocorra uma evolução desfavorável para a saúde. Por isso, o ideal é que todo adulto se consulte com o seu clínico anualmente.

Conhecendo o estado clínico do paciente, seus antecedentes patológicos e histórico familiar, o médico poderá dar orientações profiláticas para manutenção da saúde para evitar certas doenças e, quando necessário, solicitar exames complementares para o diagnóstico clínico.

As principais recomendações para uma vida saudável são:

  • Vacinas para adultos, de acordo com Calendário de Vacinação de Adultos e Idosos.
  • Profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis;
  • Profilaxia de doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho (articulares, visual, auditiva, e estresse);
  • Orientação em relação a hábitos de vida (alcoolismo, alimentação e sono);
  • Profilaxia de doenças articulares relacionadas a erros posturais e atividade física realizada de forma inadequada.

¹ Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), existem recomendações de exames periódicos de acordo com a faixa etária de cada um.

Vacinas Esquema Básico Comentários Disponibilidade
das Vacinas
Postos Públicos Clínicas Privadas
Tríplice Viral (Sarampo, rubéola e caxumba) Uma ou duas doses (com intervalo mínimo de 4 meses) para mulheres até 49 anos, de acordo com histórico vacinal, de forma que todas recebam no mínimo duas doses na vida.Dose única para mulheres com mais de 49 anos. Vacina contra-indicada para imunodeprimidos e gestantes Sim Sim
Vacinas contra as hepatites A, B e A+B Hepatite A – Duas doses: A segunda seis meses após a primeira 1. A vacinação combinada contra as Hepatites A e B é preferível à vacinação isolada contra as Hepatites A e B, a menos que o diagnóstico sorológico ou clínico bem estabelecido indique imunidade para uma delas.

2.Esquemas especiais de vacinação contra a Hepatite B: a) para imunodeprimidos e renais crônicos: dose dobrada (2ml – 40mg) para imunocompetentes com alto risco de exposição: dose normal (1ml – 20mg), em quatro aplicações com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda, e a segunda e a terceira, e de seis meses entre a terceira e quarta.

3. Para adolescentes com menos de 18 anos de idade indica-se também a aplicação da apresentação para adultos da vacina combinada contra as Hepatites A e B com duas doses aplicadas com intervalo de seis meses.

Não Não
Hepatite B – Três doses: a segunda um mês depois da primeira e a terceira cinco meses depois da segunda
Hepatite A+B – Três doses: a segunda um mês depois da primeira e a terceira cinco meses depois da segunda.
HPV Para mulheres na prevenção da infecção pelo papiloma vírus humano: até 26 anos em três doses, no esquema 0-2-6 meses com a vacina do laboratório MSD ou até 25 anos em três doses, no esquema 0-1-6 meses com a vacina do laboratório GSK. A princípio, somente as adolescentes do sexo feminino com mais de 9 anos e mulheres até 26 anos deverão ser vacinadas.

Sempre que possível a vacina anti-HPV deve ser aplicada preferencialmente na adolescência, antes de iniciada a vida sexual, entre 11 e 12 anos de idade.

Não Sim
Vacinas contra difteria, tétano e coqueluche Com esquema de vacinação básico completo: reforço com dtpa (tríplice
bacteriana acelular do tipo adulto) e após, uma dose de dt (vacina dupla
bacteriana do tipo adulto) a cada dez anos.
• O uso da vacina dTpa está especialmente indicado para adultos que convivem ou cuidam de lactentes menores e 1 ano, visto serem um dos principais transmissores da Bordetella pertussis para esse grupo.

• Deve-se considerar fortemente a indicação da vacina dTpa para idosos.

• Uma dose de vacina dTpa é recomendada, mesmo nos indivíduos que receberam a vacina dupla bacteriana do tipo adulto (dT) há dois ou mais anos.

dT Sim dT Sim
Com esquema de vacinação básico incompleto ou desconhecido (Com
menos de três doses anteriores de vacina dT, DTP ou DTPa): completar o
esquema de três doses, aplicando uma dose de dTpa e uma ou duas doses
de dT.
dTpa Não dTpa Sim
Varicela A partir dos 13 anos de idade: duas doses com intervalo de 2 meses. Indicada apenas para adultos sem história anterior de varicela.Contra-indicada para imunodeprimidos e gestantes. Não Sim
Influenza (gripe) Dose única anual Sim, para maiores de 60 anos e doentes crônicos Sim
Antipneumocócica23-valente Dose única Recomendada para maires de 60 anos de idade e pessoas com doenças crônicas (cardiopatas, pneumopatas, diabéticos, etc) e outras condições consideradas de risco para doenças pneumocócicas. Sim, para maiores de 60 anos e doentes crônicos Sim
AntimeningocócicaC conjugada Dose única Ainda que baixa a incidência da doença meningocócica em pacientes adultos,
recomenda-se a vacinação, quando possível ou em casos de surtos…
Não Sim
Febre Amarela Uma dose de dez em dez anos 1. Indicada para habitantes de áreas endêmicas de febre amarela e para as pessoas que vão viajar ou mudar-se para essas regiões, assim como para atender exigências sanitárias de determinadas viagens internacionais.

2. Vacina contra-indicada para imunodeprimidos e gestantes, exceto quando os riscos de adquirir a doença superam os riscos potenciais da vacinação.

3. Vacinar pelo menos dez dias antes da viagem.