Endocrinologia
A atuação desta especialidade médica inclui todos os distúrbios hormonais associados ao funcionamento das glândulas endócrinas¹. Entre os quais:
Distúrbios de crescimento (deficiente ou excessivo) – secundário a alterações genéticas, nutricionais ou hormonais.
Distúrbios de puberdade – desenvolvimento precoce das características sexuais secundárias como pelos pubianos, odor axilar e aumento de mamas.
Dislipidemia – avaliação dos níveis de colesterol e triglicerídios, e seu tratamento adequado visando ao controle de doenças cardiovasculares.
Doenças da glândula suprarenal – aumento de peso, pelos em excesso, pressão alta ou baixa, puberdade precoce podem estar associados à sua disfunção.
Doenças da hipófise (glândula responsável pela produção de vários hormônios envolvidos no controle de outras glândulas) – os principais distúrbios são: aumento de produção de prolactina, hormônio do crescimento e tumores (adenomas).
Tireoide – glândula importante no controle do metabolismo corporal. As principais patologias correspondem ao funcionamento de hipo ou hiperfunção e à presença de nódulos.
Obesidade – se correlaciona ao excesso de tecido adiposo corporal e está associado a um maior risco de doenças cardiovasculares, ortopédicas e neoplásticas (câncer de mama e de intestino).
Alterações de ciclos menstruais O padrão menstrual pode apresentar irregularidades, no entanto ciclos menstruais com duração menor que 21 dias ou maior que três meses podem ser sinal de alguma anormalidade) – sua principal causa é o ovário micropolicístico, que está relacionado à resistência insulínica, e pode provocar o aumento de peso e excesso de pelo no paciente.