Nutrição
Como um profissional de nutrição pode ajudar?
O trabalho de orientação nutricional da clínica tem o objetivo de introduzir hábitos alimentares mais saudáveis e/ou corrigir padrões inadequados de alimentação, que podem levar ao aparecimento ou agravamento de doenças e/ou alterações metabólicas.
É realizado através de prescrições específicas, individualizadas e calculadas para atender às demandas energéticas¹, que são feitas com base em minuciosa avaliação clínica do paciente e análise de seus exames laboratoriais, levando sempre em consideração a rotina alimentar de cada um.
Algumas das indicações de uma orientação alimentar específica são atletas e praticantes de atividades físicas em geral, crianças e adolescentes – na prevenção e controle de problemas de origem metabólica e mudança de hábitos alimentares; e gestantes, na prevenção e controle de diabetes gestacional, pré-eclampsia e anemia.
Visita Domiciliar (Check-up de utensílios e geladeira)
Em visita à casa do paciente, a nutricionista avalia todos os itens envolvidos no processo de alimentação, desde a preparação ao consumo efetivo dos alimentos. Orienta sobre o preparo da comida, forma de higienização, armazenamento e manipulação dos alimentos, organização de geladeira, qualidade e quantidade dos ingredientes utilizados.
Passo a passo
- Organização de geladeira e armários;
- Periodização de compras de mercado e hortifruti;
- Descongelamento correto;
- Técnicas de cocção (processo de aplicação de calor nos alimentos, conferindo a eles cor, sabor e odor);
- Uso correto de sal e temperos;
- Tipo de gordura correta para o preparo dos alimentos sem prejuízo à saúde;
- Higienização de frutas e vegetais;
- Conservação dos utensílios da cozinha;
- Controle higiênico sanitário na cozinha.
Plano alimentar e emagrecimento
Cardápios e Receitas
Após entrevista realizada na casa do paciente ou em consultório, a especialista elabora um cardápio para o período de um mês, com receitas lights e saborosas. O programa de refeições associa preferências e hábitos alimentares do paciente e sua família a opções de uma alimentação mais balanceada. Neste serviço, os funcionários da casa também podem ser orientados sobre a forma mais saudável de preparar a comida.